segunda-feira, 4 de julho de 2016

27ª Bauernfest - A Festa do Colono Alemão

Do dia 24 de Junho à 3 de Julho Petrópolis recebeu milhares de pessoas para a 27ª Bauernfest. No dia 02 eu estava lá conferindo tudo o que acontecia e vou contar pra vocês. Confesso que não conhecia a festa e muito menos sua história, cheguei ao local  fazendo perguntas, tentando entender o porquê desse evento e me questionando sobre tudo, estava bem ansiosa.

Uma das entradas do evento, Palácio de Cristal e entrada ao jardim do Palácio, respectivamente.
Conhecida também como a Festa do Colono Alemão, a Bauernfest é uma homenagem aos imigrantes e descendentes alemães no Brasil. A festa foi criada em 1983 pelo casal Antenor A. Sixel e Vírginia Hoelz Sixel com a irmã Emygdia Hoelz, e na época era chamada de Festival Germânico. A ideia era apresentar a cultura Alemã, suas cervejas artesanais, comidas típicas, música, arte e folclore. Em 1989, em parceria com uma iniciativa pública o evento se tornou oficialmente a Bauernfest.

A história do chapéu...
O chapéu era usado por Antenor Sixel, como dito anteriormente, o criador da festa. Em 2002 Sr. Antenor faleceu, mas a homenagem a ele continua viva. Há diversas barracas e modelos vendendo, além do concurso do chapéu mais enfeitado. O chapéu é uma das características mais marcantes do grande evento.

Emygdia Hoelz (Um das criadoras da Bauernfest) Exposição e história da festa, eu e Alessandro usando o chapéu em homenagem ao Sr. Antenor.
A programação da festa é toda voltada para a cultura e hábitos alemães. Coral, apresentação de danças específicas de cada região, filmes, grupos folclóricos, oficinas de culinária, degustação de cervejas artesanais, literatura, concursos e muito mais!
A festa acontece dentro e em torno do Palácio de Cristal em Petrópolis. Algumas casas de culturas também oferecem oficinas, como o Senac, Casa de Cultura Cocco Barçante, Casa de Educação Visconde de Mauá e até mesmo a Cervejaria Bohemia, uma das patrocinadoras oficiais.

Cervejaria Bohemia, apresentação de Dança Alemã e pernas de pau.
Vinícius Grimaldi, 31, compareceu ao evento no dia 02 de Julho junto com sua namorada Tainá, para o publicitário, a festa é muito rica culturalmente e agrega valor e conhecimento a todos que frequentam. Vinícius participou do concurso “Chopp a Metro”, e disse que a expectativa foi muito boa pois se considera um cervejeiro nato, mesmo perdendo a competição. O carioca gostou de participar e conhecer o concurso.

Vinícius e a namorada Tainá e posteriormente o publicitário participando do concurso Chopp a Metro.
A festa é extremamente cultural e familiar, todas as pessoas podem participar e se divertir, mas dois pontos ficaram a desejar: Banheiro e comidas. Por mais que houvessem diversos banheiros químicos espalhados, a manutenção não estava legal. Como o evento possui venda de cerveja, as pessoas automaticamente utilizam banheiro a todo momento e por isso, além de filas, o odor e a limpeza não estavam em conformidade. Além disso, homens e mulheres utilizavam os mesmos banheiros, não havia separação.

Quanto a comida, por mais que o evento seja relacionado a culinária Alemã, a alimentação estava bastante limitada. Em praticamente todas as barracas vendiam pão com linguiça, pão com pernil, croquete, batatas, salsichão vermelho e salsichão de Vitela. Como passamos o dia inteiro, confesso que no final da noite procuramos um restaurante que servia “comida de verdade”.
Os preços do evento estavam justos, os choppes da Bohemia custavam R$ 8,00 e os sanduíches R$ 14,00, haviam outras comidas mais caras, mas nada muito exorbitante.

Independente dos pontos negativos, vale muito a pena conhecer a festa. Uma energia positiva misturada com um ambiente familiar, uma festa de cores, alegria e conhecimento. Além disso, Petrópolis fica bem perto da cidade do Rio de Janeiro, é possível tranquilamente fazer um “bate e volta” e se divertir!

Momentos da Bauernfest,

Gostou do post? É só curtir!
Gostou muito do post? Que tal compartilhar com seu amigos?
Não gostou? Tem alguma crítica? Me envie seu comentário, ficarei feliz em ler sua opinião e melhorar o blog cada vez mais!
Quer acompanhar Laís Viaja? Muito fácil!

É só me seguir aqui no Google!
Curtir a página Laís Viaja no Facebook e seguir @laisviaja no Instagram!




Nenhum comentário: