domingo, 4 de outubro de 2015

6 Trilhas - Cidade Rio de Janeiro!

"Eu voltei e agora é pra ficar, porque aqui, aqui é o meu lugar"

Após quatros meses retorno ao blog e peço infinitas desculpas a vocês, queridos leitores que me cobram (com toda razão) atualização!
De antemão, digo que tenho três matérias prontas para serem postadas e tentarei sempre que puder, atualizar pra vocês!
Mesmo ausente, recebi muitas visitas e agradeço a todos vocês pelo carinho!

Chega de blá, blá, blá! Próxima matéria: 6 Trilhas - Cidade Rio de Janeiro!


A moda dos cariocas agora são as trilhas e os esportes ao ar livre que a cidade oferece. Enquanto algumas pessoas levam a sério subir um pico ou competem valendo prêmio, outras levam a atividade como mero prazer e diversão, que é o meu caso.

Sempre gostei muito do contato com a natureza, o barulho das árvores, dos pássaros, dos animais e aquela brisa do vento, refrescando o meu corpo e a minha alma.

Há uns 5 anos procuro entrar em contato com a natureza através de algumas trilhas, passeios e cidades no RJ, tudo isso na companhia do Alessandro, marido companheiro.

Antes de citar algumas trilhas legais que aconselho todo mundo fazer, quero deixar um recado:

A natureza é algo incrível, é ela que fornece nosso oxigênio, água, alimento entre outras coisas essenciais para a vida na terra, portanto, não suje, não destrua, não piche, não quebre, não furta, não faça nada que possa prejudicar nossos lugares de paz e fortalecimento.

Não significa que porque virou moda, podemos fazer o que quisermos, preserve, para que seus filhos e netos possam desfrutar das mesmas coisas que nós!

A seguir listarei algumas trilhas, do nível leve para o nível quase pesado. Essas trilhas fazem parte da região Metropolitana, portanto você não precisa de um carro para ir ou de uma mega estrutura para dormir fora.
Em breve farei um post de trilhas em outras cidades do RJ.


1 - Mirante do Caeté - Prainha
Altitude: 130 metros (Molezinha!)
Duração: 35 minutos
Trilha leve, dentro do Parque Municipal da Prainha (RJ), a vista do Mirante permite o visitante enxergar toda orla da Macumba, Recreio e Barra ao lado direito e a praia da Prainha à esquerda. Quando visitei o mirante, vi uma gestante fotografando na pedra, portanto, sem mimimi e reclamações, se ela fez, você também podem fazer!



2 - Pão de Açúcar - Pista Cláudio Coutinho
Altitude: 220 metros (Vai que dá!)
Duração: 45 minutos
Acredito que boa parte das pessoas que conheço já fizeram essa trilha e desceram gratuitamente pelo bondinho do Pão de Açúcar. O pôr do sol é brilhante, lindo e romântico. Atualmente a descida no Bondinho é paga - Valor R$ 20,00


3 - Pedra do Telégrafo - Barra de Guaratiba
Altitude: 354 metros (Vale a pena!)
Duração:
Trilha leve para moderada, ficou conhecida por fotos nas redes sociais simulando um tombo sobre um penhasco. A foto teve tanta repercussão que o Portal de Notícias G1 publicou uma matéria desvendando o mistério da foto, de lá pra cá, todo fim de semana existe um fila com mais de 30 pessoas para tirar a foto na mesma posição. Trilheiros que praticam a atividade há anos se incomodam muito com a popularização da trilha, já que muitos visitantes deixam seus lixos jogados pelo caminho e pichadores sujaram algumas pedras.
Eu particularmente achei a trilha linda, com algumas vistas maravilhosas, muitos ângulos para explorar belas fotos!






4- Pico da Tijuca - Floresta da Tijuca
Altitude: 1.021 (Respira!)
Duração: 1h30m
Trilha leve para moderada, foi triste chegar lá em cima o tempo ter mudado, não enxerguei um palmo à minha frente, perdi uma vista incrível!




5- Bico do Papagaio - Floresta da Tijuca
Altitude: 989 metros (De subida constante!)
Duração: 1h40m
Trilha moderada que pode ser feita por iniciantes, perfeita para um lindo domingo de sol. Algumas subidas em pedras, puxões em raízes, pássaros e quatis passam pela trilha.
A subida para o Bico do Papagaio é a mesma que a do Pico da Tijuca, as trilhas se separam no meio do caminho. A floresta da Tijuca possui mesas para picnic, banheiros e até fontes de água.
A vista do Bico do Papagaio se dá para a Pedra da Gávea, Pedra Bonita, Recreio e Barra da Tijuca.




6 - Corcovado pelo Parque Lage
Altitude: 2.240 metros (Deus te ajuda!)
Duração: 2H
Trilha moderada para pesada, dependendo do horário que começar a trilha, vale a pena um café da manhã no Parque Lage, o ambiente é mega agradável e aconchegante. A Trilha é bem ingrime, portanto vale a pena estar um pouco preparado para essa subida.
Pedras grandes, correntes para escalada, travessia do trilho do bondinho do corcovado e subida pela pista do Alto da Boa Vista fazem parte do trajeto.
O fim da trilha é no Cristo Redentor e para visitar o monumento é preciso pagar o valor de R$ 22,00. O local não aceita débito, carteirinha de estudante ou projeto carioquinha, portanto, leve dinheiro.





Para todas as trilhas que fizer levar:
Água, banana, repelente, protetor solar, isotônico, barras de cereal ou biscoitos, câmera fotográfica ou celular.

O que vestir:
Roupas leves, tênis, óculos de sol e tênis.



Gostou do post? É só curtir!
Gostou muito do post? Que tal compartilhar com seu amigos?
Não gostou? Tem alguma crítica? Me envie seu comentário, ficarei feliz em ler sua opinião e melhorar o blog cada vez mais!
Que acompanhar Laís Viaja? Muito fácil!

É só me seguir aqui no Google!
Curtir a página Laís Viaja no Facebook e seguir @laisviaja no Instagram!


Nenhum comentário: