domingo, 24 de maio de 2015

O Lado Serrano de Paraty!

    A primeira vez que fui à Paraty com o Alessandro, faltavam dois meses para o nosso casamento. Os nervos estavam “a flor da pele”, cansaço, falta de grana... todas as coisas estressantes pré núpcias. Até que uma amiga, nos deu de presente um fim de semana em Paraty.
    Mesmo com pouca grana, adoramos o presente e colocamos o pé na estrada! Como na música dos meninos do Forfun, “mesmo sem nenhum real, vamos ser felizes no final”.




    A localização da pousada não poderia ser outra para aquele momento de nossas vidas. Um chalé na direção de Paraty-Cunha com direito a barulho de cachoeira, um cão “guia” carismático, muito verde, frio e café da manhã colonial. Ficamos na pousada Canto do Curió! Ai que saudade!





    Paraty possui uma variedade de atrações surpreendentes, cachoeiras, praias, trilhas, história, literatura, alambiques, tribos indígenas, caiçaras, trilhas, entre outras coisas. Por isso falarei de Paraty em partes! Dessa vez explorarei a cidade sentido Cunha, que é uma parte na Serra de Bocaina.
    A Estrada Paraty-Cunha fica localizada ao lado oposto ao Centro Histórico de Paraty, quem chega de São Paulo pela Rio x Santos, a entrada fica ao lado esquerdo, quem vai do Rio, assim que chega na rotatória para entrar em Paraty, deve seguir pela direita, conforme no mapa!



Vamos as atrações...

    Conhecemos duas cachoeiras, um alambique e uma fazenda incrível do séc. XVII, a Fazenda Murycana.

Cachoeira do Tobogã ou da Penha
    Cachoeira de fácil acesso de carro, possui uma igreja católica e o que chama a atenção dos
Turistas é a parede de pedras onde a água desce, formando uma espécie de tobogã, a piscina que se forma no fim é encantadora, água bem transparente, que é possível até ver peixinhos, o sol refletindo na água forma um lindo cenário, não tomamos banho devido ao frio.




Cachoeira Poço do Tarzan
    Há 100 metros da cachoeira do Tobogã, o Poço do Tarzan é um lugar calmo e extremamente relaxante. No local existe um ponte que é possível atravessar a cachoeira e comer alguma coisa na lanchonete, desfrutando o ar, a água e tudo o que a natureza oferece na região.





Alambique Engenho D’Ouro
    Antes de chegar nas cachoeiras conhecemos um Alambique muito interessante, o Alambique Engenho D’Ouro, esse nome é em homenagem a região, que fazia parte do trajeto de comercialização durante o ciclo do ouro e do café no Brasil. No alambique é possível conhecer todo o processo de produção da cachaça, além dos diversos sabores, inclusive para degustação. Alessandro, meu marido, adorou essa parte!






Fazenda Murycana
    Me sinto privilegiada em ter conhecido a Fazenda Murycana, o local foi construído ainda no Séc. XVII e fazia parte da distribuição do Ouro e do café na região, antes de chegar ao porto de Paraty e ser exportado para outros lugares. Naquela época a fazenda era conhecida como “Três Fazendas”. Quando chegamos pagamos um taxa de R$ 5,00 para entrar e conhecer o local que também possui um alambique, um mini museu com objetos e armas usadas na fazenda desde quando foi construída, ruínas de senzalas entre outras coisas bem interessantes. Uma amiga visitou Paraty depois de nós e não conseguiu conhecer a Fazenda Murycana, segundo os moradores, o local foi vendido para a Rede Globo.





    Além desses lugares, a Estrada Paraty-Cunha possui outros atrativos como o Poço do Inglês e a Cachoeira da Pedra Branca. Quem estiver precisando de sossego, paz e tranquilidade, pode arrumar a mala e pegar a estrada, Paraty vai te renovar!



Gostou do post? É só curtir!
Gostou muito do post? Que tal compartilhar com seu amigos?
Não gostou? Tem alguma crítica? Me envie seu comentário, ficarei feliz em ler sua opinião e melhorar o blog cada vez mais!
Que acompanhar Laís Viaja? Muito fácil!

É só me seguir aqui no Google!
Curtir a página Laís Viaja no Facebook e seguir @laisviaja no Instagram!

2 comentários:

Jessyca Soares disse...

Que delicia de viagem, lindo demais esse poço do tarzan!!

https://milmudancas.blogspot.com.br

Priscila Almeida disse...

Que linda Lais essa postagem !!! Amei !!