domingo, 26 de abril de 2015

Ilha Grande - Aventureiro

Aventureiro, a praia mais bela!

Conforme prometido, reservarei um post por mês para falar de Ilha Grande, esse mês escolhi a mais linda e encantadora de todas, na minha opinião. Aventureiro! Sem dúvidas a praia mais bonita que já conheci!
Águas cristalinas, fauna e flora marinha rica, sossego, natureza e muita paz. A Praia do Aventureiro em Ilha Grande encanta todos que visitam, seu coqueiro deitado é o mais famoso cartão-postal.


  Aventureiro fica no lado sudoeste da Ilha e faz parte da Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul, uma área reservada e protegida pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente). Para sua preservação, os próprios moradores não podem construir ou ampliar suas casas, cultivar a terra ou pescar dentro do Parque Marinho Estadual.
  Não existe hotel e pousada, por isso é importante não ir esperando muito conforto para hospedagem. Aventureiro possui campings, como o do Ferreira que tem uma estrutura com telhado, que protege as barracas. E o camping do Luís, que é muito bem estruturado, possui churrasqueira, slack line e rede de vôlei. Além dos campings, alguns moradores como os próprios Ferreira e Luís, alugam quartos, simples e limpos para pernoite. Para mais informações:

Camping do Ferreira: (24) 3367-6967 / (24) 99827-1376
Camping do Luís: (24) 99815-3404



Por ser protegida e reservada, a hospedagem em aventureiro é controlada pela TurisAngra, podendo apenas 560 pessoas por dia, portanto, antes de se hospedar é preciso comparecer na TurisAngra em Angra dos Reis com identidade e CPF para solicitar a presença e buscar a pulseira de controle de visitantes. A permanência sem o uso da pulseira pode causar a solicitação de retirada da praia.


Além da estadia, a TurisAngra também controla e proíbe a passagem para as praias do Sul e do Leste, essa região possui 5 ecossistemas diferentes: Mata Atlântica, restinga, manguezal, lagunas e litoral rochoso, onde se destacam duas lagoas de águas limpas e rios, como o Capivari, que possui grau zero de poluição, desde a nascente até a foz, um caso cada vez mais raro hoje em dia. (Fonte: Site Ilha Grande).
  De barco é possível visitar Aventureiro através de Angra dos Reis, Bananal e Araçatiba. No Abraão, saem lanchas para passeios de volta à Ilha, mas a parada em Aventureiro é bem rápida e esse passeio costuma sair mais caro, cerca de R$ 170,00 por pessoa. Por trilha é possível visitar Aventureiro através de Provetá, a trilha T9 pode ser considerada de dificuldade média para alta. Trechos de grande declividade, mata fechada e descampados.



Visitei Aventureiro duas vezes através do grupo “DePalmas Turismo Alternativo”. Jansen, o responsável pela excursão, organiza tudo de forma bem planejada, desde o ônibus para Angra, passando pelas autorizações e pulseiras, barcos e até luau. O grupo organiza o passeio para Aventureiro pelo menos duas vezes ao ano, portanto, se estiver pensando em visitar a praia, sem ter trabalho nenhum, recomendo o “DePalmas”.

Aventureiro é aquele tipo de praia que nos deixa pensativos na hora de voltar pra casa, as paisagens, o clima, a positividade que o lugar possui me faz querer voltar cada vez mais, explorar tudo o que puder. Aventureiro é o tipo de lugar que você descobre que o paraíso existe e você conhece ele. É o tipo de lugar que você agradece quando vai embora e se despede dizendo, volto já!


Não esqueçam de participar da promoção “SUP com Laís Viaja” no club EcoMarambaia.
Curta a página “Laís Viaja” no Facebook, siga @laisviaja no Instragram e compartilha nossa matéria com a hashtag “LaisViajaMeLeva” e “SUPcomLaisViaja” para o público.

O resultado saíra dia 02/05/2015 às 19:00!



Sugestão? Dica? Pergunta? Deixe um comentário ou entre em contato pelo formulário no rodapé da página.


Nenhum comentário: